Menu

Menu Fofin

  • Home
  • Resenhas
  • Projeto 198 livros
  • Leituras do mês
  • Li em 2015
  • Contato

22 de fev de 2014

Resenha: Fui uma boa menina?

Título: Fui uma boa menina?
Autor: Carolina Munhóz
Editora: Rocco 
Páginas: 16
Lançamento: 2011
Localização:  Brasil
Redes Sociais: Skoob e Goodreads.




Um pequeno conto natalino, no qual uma menina (em nenhum momento sabemos seu nome) escreve na véspera de natal em seu diário, apelidado de Rosebud, sobre sua família e sentimentos sobre o natal. 

Desde o inicio, sabemos que o natal não traz boas lembranças à menina, pois no ano anterior uma tragédia familiar ocorreu durante a festividade e isso afetou muito sua relação com o pai.  E ao decorrer da narrativa, vamos descobrindo o que realmente aconteceu nesse dia.

 “Nossa! Como odeio esse dia. Na verdade, é incrível como sempre odiei tudo que envolvesse essa comemoração antiquada, não apenas a estupidez do atual momento. Mas, como você bem sabe, tentei respeitar tudo isso por muitos anos. Você deve pensar: pobre garota rica e obediente em um ambiente familiar severo. Ambiente familiar! Brincadeira, né? Não sei nem como consigo colocar a palavra família em uma frase sobre aquelas pessoas. Não tenho mais família desde aquele dia. Desde esse dia, para falar a verdade.” 

Como é escrito em forma de diário, o livro começa sendo escrito em primeira pessoa. No entanto, a parte final da história é escrita em terceira pessoa. Essa mudança de narrativa não me agradou, preferia que a história fosse toda  narrada em primeira pessoa.

O livro não conseguiu despertar empatia pelos personagens e é totalmente previsível. Inclusive, achei a personagem principal completamente irritante. O final da história foi meio corrido, parece que as coisas resolveram-se muito facilmente, o que não me deixou satisfeita.

Esse foi o meu primeiro contato com  o trabalho da Carolina Munhóz e confesso que fiquei decepcionada com esse conto, mas pretendo dar uma nova chance  para a autora nacional com o livro O Inverno das Fadas.

3 comentários:

  1. Eu vi esse livro na promoção de 9,90 da saraiva e fiquei meio receoso em comprar, agora com sua resenha definitivamente não vou comprar rs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adquiri o ebook dele gratuitamente através de uma promoção na Amazon no final do ano passado.
      Eu definitivamente não recomendo o livro, mas ainda pretendo conhecer mais do trabalho da autora.
      Bjs

      Excluir
  2. Eu vi que esse conto tava disponível no kindle gratuito, mas perdi. Ainda bem que não peguei porque não gosto de mudança de narrador. Pra mim ou é de um jeito, ou é de outro. A capa é estranha e só conheço a autora de nome.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir