Menu

Menu Fofin

  • Home
  • Resenhas
  • Projeto 198 livros
  • Leituras do mês
  • Li em 2015
  • Contato

4 de fev de 2014

Resenha: Tudo menos " Normal".

Título: Tudo menos “Normal”/ Anything But Typical
Autora: Nora Raleigh Baskin
Editora: Novo Século
Páginas: 189
Lançamento: 2012
Localização: Estados Unidos

Redes Sociais: Skoob, Orelha de Livro e Goodreads.

Jason Blake é uma criança norte-americana autista de 12 anos que tem que lidar com os desafios de viver em um mundo em que parece não se encaixar. Até o momento em que  Jason conhece uma menina chamada Rebecca, que assim como ele publica histórias na internet e que parece conseguir enxergar além das aparências.

A obra é narrada em primeira pessoa pelo Jason, o que é essencial para entendermos mais sobre as percepções e desafios da sua condição. Como ele é uma criança, a linguagem usada na obra é fácil e acessível a pessoas de todas as idades.

“Mas a coisa que as pessoas mais veem é o seu silêncio porque alguns tipos de silêncio são, na verdade, bastante visíveis.” 

Jason é um personagem muito inteligente, observador e sincero, ele consegue (devido ao autismo) enxergar o mundo e as pessoas de uma forma muito mais realista e livre de preconceitos. Ele me cativou desde o inicio da história e depois de terminar a obra confesso que senti falta do personagem.

O livro consegue tratar o autismo de uma forma muito simples e verossímil.  Ele funciona como uma espécie de diário no qual Jason escreve sobre situações do seu dia a dia, lembranças, sua relação com os familiares e outras pessoas , seus sentimentos e os desafios que enfrenta.

“Ás vezes não a nada que possa me manter inteiro.” 

O livro trata também de como a escrita e a leitura serve como um refúgio para as pessoas e ressalta o poder que as palavras podem ter. Temática que é retratada através das histórias que o Jason escreve e publica em um fórum na internet e  que proporciona o inicio de sua amizade com a Rebecca.

“ Por que contar uma história se não há ninguém para lê-la? Por que fazer um som se ninguém vai ouvi-lo?”.

Portanto, Tudo menos “Normal” é uma leitura mais do que recomendada para todo mundo. Um livro muito bem escrito e que trata de uma temática muito interessante.

 “Quando escrevo, posso ser ouvido. E fazer que me conheçam.”

3 comentários:

  1. Adorei a ideia do livro. Não sabia que ele era tão legal!
    Resenha muito boa, Vicky!!! :)
    Gostei do lay novo .. beeijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não tinha ouvido falar deste livro, mas com a tua resenha fiquei motivada a lê-lo. Muito boa resenha!
    beijinhos :)

    ResponderExcluir